en
en


Ao subscrever à nossa Newsletter, concorda com nossos Termos e Condições.
5 dicas para fazer uma apresentação em PowerPoint

Nota: Este conteúdo foi escrito antes da BrainStory, marca que evoluiu da Slide Lab.

 

Fazer uma apresentação em PowerPoint é um processo muito mais complexo do que se pensa. Em primeiro lugar, tem de ter consciência de que para fazer uma apresentação impactante terá de investir tempo para que o resultado final seja como idealiza. A verdade é que a maioria das apresentações que vemos no mercado são monótonas, demasiados extensas e, por vezes, até confusas. Esse é o resultado proveniente do erro mais comum quando se faz uma apresentação em PowerPoint: considerar que todas as pessoas que vão ser expostas a essa apresentação têm o mesmo nível de informação, estão igualmente motivadas para o tema e vão estar mais atentas ao conteúdo do que à forma.

De facto, o conteúdo é o que mais conta, mas a verdade é que há truques para fazer com que este seja entusiasmante.

Neste post damos-lhe a conhecer as primeiras 5 dicas de como fazer uma boa apresentação em PowerPoint:

 

 #1 A sua apresentação é oral ou é um documento de leitura?

As técnicas utilizadas para cada tipo de documento devem ser pensadas de raiz e têm obrigatoriamente de ser diferentes. Não aproveite um documento que já tem para se limitar a apresentar um tema. Provavelmente, este será extenso demais, com conteúdo demasiado detalhado e com pouco destaque nos pontos fundamentais.  Faça um esquema da história que quer contar e crie uma apresentação tendo em conta o seu objetivo final.

 #2 Não utilize os templates pré-definidas do PowerPoint

Sim, é verdade que facilitam algumas horas de trabalho, mas também é verdade que os templates disponíveis, além de serem monótonas, não são visualmente impactantes. Deve desenvolver um layout para a sua apresentação e ir personalizando cada slide. 

 #3 Utilize imagens de qualidade

Se é verdade que uma apresentação em PowerPoint requer um grande investimento de tempo na sua execução, também é verdade que uma apresentação eficaz exige visuais fortes e imagens de qualidade. Hoje em dia, existem bancos de imagem gratuitos que o podem ajudar nessa tarefa.

 #4 Escolha fontes adequadas

Normalmente todas as empresas têm um manual de normas gráficas que devem seguir, com um esquema de cores e fontes permitidas. Reveja quais as restrições que a sua empresa tem e conjugue as várias possibilidades de uma forma apelativa. Evite fontes como Comic Sans ou Time News Roman, que dão um ar pouco profissional e pouco original.

 #5 Escolha um esquema de cores para a sua apresentação

Defina desde início um esquema de cores para elaborar a sua apresentação em PowerPoint. Manter a coerência ao longo da sua apresentação irá dar um ar profissional e organizado, além de que lhe permite criar slides muito mais criativos. Para realçar temas de grande importância aposte nos contrastes de cor.

 

Ao longo dos nossos posts vamos dando mais dicas para que as suas apresentações sejam cada vez mais eficazes. Esperamos que aproveite estas dicas para melhores as suas apresentações em PowerPoint!

Gostou deste blog post?
Subscreva a newsletter mensal e receba os nossos conteúdos no seu email.
anterior
7 Passos para Criar Apresentações Eficazes e Criativas
seguinte
Apresentações em PowerPoint que não são um somatório de slides