en
en


Ao subscrever à nossa Newsletter, concorda com nossos Termos e Condições.
A importância do design nas apresentações

Nota: Este conteúdo foi escrito antes da BrainStory, marca que evoluiu da Slide Lab.

 

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras e, de facto, o papel da comunicação visual é determinante nas nossas perceções, na nossa interpretação e na compreensão das mensagens, daí a importância do design nas apresentações.

Através do uso de símbolos, ilustrações, fotografias, tipografias, cores ou sinais é possível despertar diferentes sentimentos, orientar comportamentos e fazer associações imediatas. É assim desde que o Homem começou a expressar-se através das pinturas rupestres e assim permanece até hoje. Seja no trânsito, nos aeroportos, nas embalagens dos produtos que diariamente consumimos, nos emojis que escolhemos cuidadosamente para expressar a melhor reação às nossas conversas, na publicidade e na própria identidade das marcas.

O conceito de comunicação visual não é de todo uma novidade no universo corporativo, uma vez que é desde o início do século XX uma disciplina em permanente desenvolvimento para potenciar a performance das empresas, essencialmente através da estética dos anúncios, packaging e branding.

Mas se o design é, hoje em dia, transversal à comunicação das empresas não deveria o mesmo ser fulcral no desenvolvimento de uma apresentação?

Claro que sim! O design nas apresentações é fundamental para potenciar a história, facilitar a compreensão das mensagens e despertar reações na audiência.

Conheça 5 motivos para utilizar design nas apresentações:

Distanciar-se das apresentações corporativas tradicionais - Conteúdo mais objetivo e um visual mais harmonioso irá passar uma imagem mais profissional e mais cuidada;

Tornar as suas apresentações mais interessantes e envolventes para a audiência Quantos de nós já tivemos vontade de dormir durante uma apresentação? Torne a sua apresentação mais dinâmica, com um visual diferenciador irá despertar o interesse da audiência;

Criar afinidade com a sua audiência - vídeos, imagens, linguagem visual gera um sentimento de pertença;

Simplificar a compreensão de temas mais complexos - não deixe margem para interpretação, a utilização de ícones, imagens e esquemas ajudam na compreensão;

Ser eficaz no seu objetivo - quando a audiência se envolve com a apresentação e percebe de forma clara as suas mensagens, a probabilidade de lhe reconhecer valor e reagir consoante as suas expectativas é muito mais elevada.

O design tem sempre uma funcionalidade, e é respeitando a sua génese que o trabalhamos na Slide Lab. Defendemos que o design nas apresentações não se deve cingir a um template genérico para toda a apresentação, mas sim a um design personalizado de cada um dos slides que, evidentemente, cumpra uma linguagem visual comum.

Gostou deste blog post?
Subscreva a newsletter mensal e receba os nossos conteúdos no seu email.
anterior
Defina o estilo da sua marca com técnicas de storytelling
seguinte
Apresentações institucionais e criativas? Sim, é possível!