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As diferenças entre uma agência de apresentações e uma agência tradicional

Nota: Este conteúdo foi escrito antes da BrainStory, marca que evoluiu da Slide Lab.

 

Se há diferenças entre uma agência de apresentações e uma agência tradicional de publicidade? Não tenha qualquer dúvida que sim, há várias diferenças. São empresas diferentes porque têm um foco distinto, têm formas de trabalhar com algumas semelhanças, mas sobretudo com muitas diferenças.

Passamos a explicar como na Slide Lab nos vemos e naquilo em que acreditamos: Uma boa agência de apresentações, deve ser uma agência focada em Brand Storytelling (algo que explicaremos mais à frente no nosso artigo), tem, por isso, como objetivo conseguir ajudar os seus clientes a contar histórias com impacto, e, é, muitas vezes, através das apresentações, que se ajudam as empresas a contar as suas histórias de forma eficaz e eficiente.

Vários clientes, antes de trabalharem connosco, fizeram algumas apresentações com agências tradicionais e o resultado não foi o esperado. As apresentações não tinham uma identidade visual única. Os slides eram muito estáticos e pouco dinâmicos. Os visuais eram interessantes, sim, mas pouco focados na audiência e no objetivo da apresentação. O storytelling, normalmente não era trabalhado para uma apresentação. No final, os clientes ficavam com um ficheiro de PowerPoint com visuais interessantes, é certo, mas pouco mais. Por isso, conseguirem fazer uma apresentação impactante e que conquistasse audiências era algo difícil. 

Se já ouviu ou viveu esta história, talvez este post o possa ajudar. Senão vejamos:



Briefing

Agência Tradicional

Uma agência tradicional não tem um briefing especifico para uma apresentação, porque simplesmente não é o seu core business e não estão acostumados a fazê-lo. 

Agência de Apresentações

O briefing feito por uma agência de apresentações tem como ponto de partida o conhecimento profundo da audiência. Só conhecendo a audiência a agência de apresentações pode começar a fazer as perguntas certas que a ajudarão a chegar ao briefing certo.


Consultoria de conteúdos

Agência Tradicional

Normalmente as agência tradicionais não têm profissionais focados em criar/escrever discursos para uma apresentação. Acabando por deixar esse papel do lado do cliente.

Agência de Apresentações

Uma agência de apresentações quer estar envolvida no processo de seleção e criação de conteúdos para a apresentação assegurando uma consultoria de conteúdos profissional e dedicada desde o início. 


Storytelling

Agência Tradicional

As agências tradicionais estão muito habituadas a usar a técnica de storytelling já que a utilizam em publicidade desde sempre. Mas uma coisa é contar uma história em segundos, às vezes alguns minutos, recorrendo a atores e a material que é gravado em estúdio. Outra é usar esta técnica numa apresentação que pode durar desde meia hora a um dia inteiro e fazê-la ao vivo e recorrendo a uma apresentador, que não é um actor.

Agência de Apresentações

As agências de apresentações estão muito focadas em storytelling e utilizam essa técnica  no seu dia-a-dia. O Storytelling é a capacidade de contar uma história de forma relevante, cativando o interesse e a atenção da uma audiência. No uso desta técnica normalmente recorresse ao uso de ferramentas audiovisuais que suportam a mensagem do orador.


Identidade Visual

Agência Tradicional

Uma agência tradicional normalmente começa a fazer o visual de todos os slides mesmo sem criar uma identidade visual antes. O que torna o processo de criação mais complicado e moroso, no final. Pois caso o cliente não aprove o “mood” gráfico, isso implicará refazer todos os slides.

Agência de Apresentações

Uma agência de apresentações profissional antes de começar a trabalhar no visual de todos os seus slides, começa por criar, o que chamamos na Slide Lab de, uma Identidade Visual. Uma Identidade Visual é uma base visual que é feita em dois ou três slides de exemplo, onde são exploradas as cores, o tipo de letra, o tipo de animações e o tipo de grafismos que servirão de suporte visual à sua apresentação. Só depois de aprovada a identidade visual é que a agência de apresentações começa a construir os slides todos da apresentação.


Design de Slides

Agência Tradicional

Uma agência tradicional de publicidade conta com designers profissionais, mas não com profissionais especialistas em Powerpoint, daí que, normalmente os seus slides sejam muito estáticos e pouco dinâmicos.

Agência de Apresentações

Uma agência de apresentações conta com designer profissionais com formação específica em Powerpoint, que conseguem explorar de forma eficiente e muito criativa todas as funções que uma ferramenta como Powerpoint pode oferecer.


Coaching

Agência Tradicional

Uma agência tradicional normalmente está acostumada a tratar da organização de eventos, é muito boa a pensar em todos os detalhes, mas normalmente esquece-se da parte mais importante e central de muitos eventos. A apresentação, esta normalmente, com estas empresas, fica totalmente a cargo do cliente.

Agência de Apresentações

Uma agência de apresentações profissional acompanha o seu cliente, antes, durante e depois da apresentação, através de um serviço de coaching personalizado, garantindo, assim, o sucesso do apresentador e da apresentação.

 

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