en
en


Ao subscrever à nossa Newsletter, concorda com nossos Termos e Condições.
Tendências de design para 2019

Nota: Este conteúdo foi escrito antes da BrainStory, marca que evoluiu da Slide Lab.

 

Para todos os amantes de design, decidimos dedicar o nosso primeiro post do ano às tendências de design para 2019.

Tal como acontece todos os anos, a passagem do ano significa mudança.

E mudança indica a criação de novas ideias e criatividades que se exprimem em tendências que se verificam ou não naquele que será o trabalho elaborado no ano que se antevê.

2018 foi um ano marcado por fortes e entusiasmantes criações no que toca ao design gráfico, web, editorial e não só.

Mas agora estamos em 2019, e este ano, na senda do anterior parece revelar também uma postura entusiasmante no que toca às tendências que se vislumbram no horizonte, ora veja.

Os 10 Exemplos de Tendências de Design para 2019 que Achamos Mais Empolgantes

Cores Vivas e Brilhantes

Um visual rico em cores fortes, vibrantes e gradientes que saltam aos nossos olhos, é uma das tendências que tem seguimento desde o ano transato.

Usadas de forma moderada, dado o brilho e intensidade, estas capturam a atenção da audiência mais rápido do que outras, neutras ou pastéis.

3D

O 3D é uma tendência que se tem revelado bastante estável e persistente em anos recentes, sendo que 2019 não será uma exceção.

A sua capacidade de criar peças, que nos lembram o mundo real e outras que nos transportam para universos alternativos e futuros é algo entusiasmante.  

A tipografia em 3D será um dos elementos principais utilizados pelos designers neste ano.

Anti-gravidade: Elementos Flutuantes

A era dos elementos voadores chegou definitivamente ao design.

Elementos que se movem e comportam como se estivessem num ambiente livre com gravidade zero, são a marca.

Esta corrente que surge na senda do 3D pode ser vista em design de packaging, dando a perceção que os produtos surgem de outro mundo.

Logos Flexíveis

De algum tempo para cá que os logotipos deixaram de ser elementos estáticos, modernizando-se através de uma maior flexibilidade.

Logos que se adaptam facilmente a qualquer formato e diferentes composições são uma tendência para continuar a seguir neste ano.

Tipografia

O papel da tipografia assume um protagonismo cada vez maior no mundo do design.

Em 2019, fontes em bold e com tamanhos grandes e diferentes texturas vão ganhar mais destaque em websites, materiais impressos e embalagens.

Movimento e Animação

Os Gifs são hoje um elemento de comunicação perfeitamente integrado na era digital.

Estes elementos utilizados em anúncios, e-mails, ilustrações, ícones e até logotipos são hoje a par das imagens animadas uma tendência crescente.

O seu sucesso nasce do contraste entre a quietude, movimento dinâmico e envolvente que chama facilmente a atenção do público.

Gradientes e Duotone

Os gradientes e o duotone são técnicas que tem vindo a ganhar destaque no mundo do design, sendo hoje possível, no caso do duotone, levar o processo monocromático, de três até quatro cores.

Os gradientes vêm se adaptando, estando hoje não somente associadas a interfaces, mas também em ilustrações e logos.  

Ícones Ilustrados

Os ícones ilustrados já são uma tendência que se verifica faz algum tempo, sendo que as marcas estão a investir cada vez mais nesta técnica.

A facilidade com que são compreendidos e a forma simples como captam a atenção do público são a razão pela qual os ícones melhoram a comunicação, efetivamente.

Arte Alternativa: Traços, Manchas e Rabiscos

Sem abandonar as ilustrações clássicas, a arte alternativa e o design gráfico surgem como uma nova forma de destacar as peças.

Composições em freestyle, traços caóticos, manchas de cor selecionadas e rabiscos modernos retiram as ilustrações da zona de conforto, elevando-as para um nível de impacto superior.

Esta tendência já está a ganhar forma no design de packaging.

Realismo e Elementos de Design Planos

Combinar objetos da vida real com elementos visuais planos é uma tendência para o panorama do design gráfico em 2019.

Muitas vezes visto em design de sites, packaging, editorial e outros, esta técnica socorre-se de elementos e ilustrações simplificadas.

A criatividade, o domínio das ferramentas e o pensamento “out of the box” são a chave para o sucesso desta tendência. 

 

Este foi um pequeno resumo de alguns exemplos de criatividades que poderá ver no próximo ano.

Agora que já espreitou algumas das tendências do design gráfico para o ano de 2019, é tempo de passar do papel para a realidade e para isso, estamos cá nós para o ajudar!

Gostou deste blog post?
Subscreva a newsletter mensal e receba os nossos conteúdos no seu email.
anterior
A hierarquia de informação numa apresentação
seguinte
Em que trabalha uma agência de brand storytelling?